Você conhece o significado das cores? Eles podem ajudar a potencializar seus resultados e conquistar os seus clientes.
Pode não parecer verdade, mas as cores influenciam muito nas ações e escolhas do cliente. As cores são importantíssimas no mundo do design, no entanto, escolher as cores certas é um passo fundamental para o seu sucesso no marketing.
A Psicologia das Cores se resume em um estudo aprofundado sobre como o cérebro humano identifica as cores existentes e as transformam em sensações ou emoções.
Este é um estudo psicológico que aliado à Teoria das Cores, ajuda a compreender a influência das cores nas emoções e nos sentidos de quem as percebe.
Essa influência pode ser vista na área do Marketing e na Publicidade, onde todos os detalhes são pensados para que cause impacto no consumidor de uma determinada forma e que o estimule a adquirir o produto ou serviço.
Na prática, a simbologia das cores é fundamental para a composição do layout de um produto. Quando são bem aplicadas, tornam-se um atrativo no que diz respeito à aquisição e eficácia do material.
Psicologia das cores: quais as características?
Cada cor gera uma sensação diferente nas pessoas e, portanto, se torna fundamental saber utilizá-las. Para isso existem algumas características importantes na hora da utilização das cores, que são:
As cores na sua individualidade ainda possuem um significado específico, que também é importante na hora da composição do layout do produto ou serviço.
A Psicologia das Cores reconhece oito emoções primárias nos seres humanos: raiva, medo, tristeza, nojo, surpresa, curiosidade, aceitação e alegria.
Cada um desses sentimentos é representado por uma cor, sendo que estas desempenham um papel influenciador no comportamento das pessoas, de acordo com os estudos da psicologia.
Assim, segundo a interpretação dada pela psicologia, as cores quentes tendem a transmitir a sensação de energia, atividade e entusiasmo. Por outro lado, as cores frias estão relacionadas com a racionalidade, a calmaria e o profissionalismo.
Essa cor primária está ligada ao dinamismo, ou seja, a vontade de se movimentar e agir. Experiências mostram que o vermelho tem a capacidade de estimular o corpo humano, fazendo com que ocorra um aumento na pressão sanguínea e do número de batimentos cardíacos, por exemplo.
É uma cor usada para transmitir a sensação de alta intensidade e confiança. Entre as emoções relacionadas com esta cor, destaque para:
Exemplo
Os demonstrativos das campanhas publicitárias destas empresas assentam bastante com as cores usadas no logotipo
É importante lembrar que a mesma cor pode ter diversos significados. Então, fique atento tanto para divergências quanto para as melhores formas de combinar as cores!
Por ser uma cor quente, o amarelo também transmite a sensação de dinamismo e estímulo. É considerada a cor do otimismo e da energia, segundo a psicologia das cores. Tem ainda a capacidade de estimular a concentração e o intelecto das pessoas.
Outra sensação associada a esta cor é o de conforto e felicidade. Entre alguns dos sentimentos que o amarelo também está relacionado, destaque para:
O laranja é uma cor secundária que, assim como o vermelho, também transmite a ideia de movimento, excitação e desejo de ação. Mas, diferente do primeiro, o laranja não chega a ser tão impactante.
A psicologia das cores atribui a sensação de alegria, sociabilidade e animação para o laranja. Entre outros sentimentos relacionados a esta cor, destaque para:
Essa cor atua diretamente na área cerebral destinada a criatividade, ou seja, promove um estímulo para a solução de "bloqueios criativos".
Além disso, a sensação de calmaria e tranquilidade também estão relacionados com o roxo. Por essa razão, vários temas espirituais e ligados à fé são representados com esta cor.
O roxo ainda representa a imagem do sucesso, da nobreza e da riqueza. Entre outras relações, destaque para:
O azul transmite a ideia de calma, serenidade e tranquilidade. Por esse motivo, costuma ser comum o seu uso para representar profissionalismo, estabilidade e segurança.
Alguns dos sentimentos que estão relacionados com a cor azul, de acordo com a psicologia das cores, são:
Para a psicologia das cores, o verde está associado com a saúde, a vitalidade, a natureza e fertilidade. Para os psicólogos, essa cor possui a capacidade de acalmar as pessoas e aliviar o stress.
Entre os outros sentimentos que esta cor desperta, destaque para:
Um estudo psicológico feito por J. Bamz, no livro Arte y Ciência Del Color (1976) aponta também as preferências de cores em relação à idade.
Gostou deste conteúdo? Então compartilha na sua rede social e ajude outras pessoas a terem mais conhecimento sobre este assunto super curioso. 😍
Ah, se tiver um tempinho e quiser bater um papo com a gente sobre marketing, chama aqui
👉http://bit.ly/queroreceberumaproposta